Seja Bem-Vindo ao meu Blog

Este blog do "Chutando o pau da barraca - Mural Café" tem como finalidade de ceder um espaço para ti, leitor, participante do meu blog de expor sua opinião e crítica, sobre uma pessoa, algo que aconteceu contigo,sobre a palhaçada que uma instuição faz ou fez em sua cidade, de maneira clara, objetiva e animada, fazendo com que sua mensagem chegue a pessoa responsavel.

sábado, 12 de março de 2011

A hipocrisia é o auge do ser humano

Usamos os poucos minutos livres de nossa vida, para reclamar de nossos alunos, das famílias, colegas de trabalho, salário baixo, sistema, governo... As crianças constantemente são assuntos de debates, (por não serem como antes) os valores já não existem, acho que se perderam no tempo, talvez atropelado pelo poder da mídia, ou por a rotina estressante, que nos faz agir como maquinas e consequentemente, passamos a olhar os outros, também como montes de ferros (sem coração), desprovidos de sentimentos e sendo desnecessária a gentileza a educação. Reclamamos de tudo que não segue o curso que desejamos. Mas, por acaso paramos para analisar nossas atitudes, ou a maneira pelas quais nos colocamos diante de determinada situação? Como membro de uma sociedade capitalista e desrespeitosa aos valores humanos, tenho o dever de fazer minha parte, de dar minha contribuição para o bem estar; entretanto, e minha função de educador? Estou de fato fazendo o que me cabe? Estou dando bons exemplos e sendo educado? Uso as merecidas palavrinhas mágicas? Mantenho a voz meiga ao passar sermão? Digo frequentemente: “cuidem do meio ambiente!” e jogo minha embalagem de sorvete no lixo? Incentivo a paz e aos bons modos? Para quem assim o faz, parabéns. Mas, sabemos que em sua maioria a realidade é bem outra e usamos como desculpa de nossas ações vergonhosas a frase: “Faça o que digo, mas, não faça o que faço” como se fosse a mais correta e a mais sábia. Que absurdo! Onde vai parar tudo isso? Até quando vamos agir como se estivéssemos isentos de qualquer culpa? Se vivêssemos confinados, tudo bem! Não teríamos a quem dar exemplos. Mas em sociedade, ou moldamo-nos a ela e nos tornamos meros receptores e construtores de ações irresponsáveis, ou simplesmente ficaríamos do outro lado (que são poucos), dando o nosso melhor e cultivando o bem acima de qualquer coisa, colocando o nosso criador como verdadeiro exemplo, valorizando a gentil beleza do simples e agindo com amor em tudo que é construído. Não é fácil! Mas, essa é a minha escolha e a sua qual é? 

2 comentários:

  1. Cleudiene Araújo eu adorei seu post, creio também que se nós parassemos por um instante e analisassemos nossos comportamentos, atitutes, falas, expressão do rosto, etc, nós sem ao menos perceber, estaríamos mundando o rumo da mente de muitas pessoas, alunos como seu exemplo, pessoas de modo geral.

    Uma citação de Lya Luft no livro "Perdas & Ganhos" ...

    ... "O bom-humor é uma qualidade atraente e uma atitude sábia."

    Pense nisso.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!